Itupeva fecha o ano com saldo positivo de postos de trabalho - Itupeva Agora

Agora

30 novembro, 2017

Itupeva fecha o ano com saldo positivo de postos de trabalho


Itupeva foi novamente destaque na Microrregião de Jundiaí por conta da geração de novos postos de trabalho com carteira assinada. De janeiro a outubro deste ano, o município acumulou um saldo positivo de 336 vagas frente a toda situação de desemprego e crise que o Brasil atravessa. O resultado superou inclusive a própria microrregião, que terminou este mesmo período com saldo negativo de 433 vagas (demitiu mais do que contratou).

Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão do Ministério do Trabalho, divulgados por meio do site do Governo Federal.

Em julho deste ano, a cidade também já havia apresentado saldo positivo de 238 novos postos – quase 100% de toda a microrregião, que fechou naquele período com 245 vagas. Os outros municípios integrantes são Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Jarinu.

O planejamento executado desde o início deste ano, segundo o prefeito Marcão Marchi, foi fundamental para que Itupeva conseguisse alcançar este objetivo: gerar mais empregos e renda às famílias itupevenses.

“No início do ano, mais de 14 milhões de brasileiros estavam desempregados, sem qualquer perspectiva. Em Itupeva, a situação não era diferente, por isso foi colocado em prática um planejamento para formação profissional, oportunidades de recolocação no mercado e mais vagas de emprego para as famílias itupevenses. Graças à recuperação da credibilidade administrativa e financeira da Prefeitura em 2017, foi possível formalizar parcerias com os governos estadual e federal para a obtenção de vários cursos, onde o foco principal voltou-se aos jovens que buscam o primeiro emprego e quem precisa de recolocação no mercado de trabalho”, comentou o prefeito.

Além disso, desde janeiro a Prefeitura de Itupeva já ofereceu mais de mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos à população – a maior parte deles por meio do Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira-dama Dani Marchi.

“Uma nova lei de incentivo, criada pelo prefeito e aprovada pelos vereadores, garantiu a possibilidade de atração de novas empresas para o município. O resultado deste trabalho foi imediato: a vinda da L’Occitane, empresa francesa de cosméticos que vai gerar aproximadamente 300 novos empregos diretos e indiretos no município”, lembrou Sami Mansour, secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico.

Turismo - Outro fator gerador de oportunidades de emprego e renda em Itupeva, a partir deste ano, é o Turismo. Um projeto praticamente perdido, apresentado ano passado, foi totalmente refeito pela nova administração seguindo as exigências do Governo do Estado para conquista do MIT (Município de Interesse Turístico).

O resultado, também graças à parceria com a Câmara Municipal, foi excelente: projeto aprovado depois das alterações e recursos conseguidos para o fomento do Turismo na cidade. Mais empregos, mais renda para as famílias e um orgulho ainda maior da nossa ‘Cascata Pequena’.

Some-se a isso as parcerias com o Sebrae para a promoção dos Microempreendedores Individuais (MEI), principalmente após a vinda da unidade móvel, e também os cursos de requalificação profissional oferecidos pelo Time do Emprego e de formação profissional por meio do Pronatec.

Até a Etec passou a ser realidade no município, depois de anos de espera da população. Hoje, 40 alunos cursam gratuitamente as aulas de Administração, por intervenção do prefeito Marcão Marchi junto ao Centro Paula Souza. E novos cursos ainda virão.

“Ainda falta muito a se fazer, mas com o esforço de todos nós, Itupeva voltará aos trilhos”, ressaltou Marcão Marchi.


Para consultar os dados do Caged, basta acessar o link: http://pdet.mte.gov.br/perfil-do-municipio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad