Com a presença do Prefeito e do Presidente da Câmara, Governador oficializa Itupeva como Município de Interesse Turístico - Itupeva Agora

Agora

02 novembro, 2017

Com a presença do Prefeito e do Presidente da Câmara, Governador oficializa Itupeva como Município de Interesse Turístico


Seis dias depois da aprovação na Assembleia Legislativa de São Paulo, a lei que transforma Itupeva em Município de Interesse Turístico (MIT) foi sancionada pelo governador Geraldo Alckmin, na tarde desta quarta-feira (1), no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. A iniciativa trará recursos para a cidade destinados ao fomento do turismo, além de mais empregos e renda para as famílias itupevenses.

“Tenho sempre destacado a importância da união de esforços para o bem de toda a cidade, com um trabalho conjunto entre a Prefeitura, a Câmara Municipal e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Sem isso não teríamos chegado até aqui, por isso faço questão de dizer que esta conquista é de Itupeva”, completou o prefeito.

Desde o início de 2017, a Prefeitura tem feito esforços para garantir a formação profissional com cursos profissionalizantes e também criando oportunidades de emprego e renda no município. De janeiro até agora, mais de mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos foram criadas por determinação do prefeito Marcão Marchi. A lei de incentivo que trouxe este ano a empresa francesa L’Occitane para a cidade é uma delas, além dos projetos para captação de recursos em áreas como o turismo.

“O fomento ao setor turístico envolve uma série de fatores que foram muito bem elencados neste projeto do MIT, refeito totalmente pela nossa equipe da Secretaria de Agricultura e Turismo e reforçado pela Câmara Municipal, que aprovou em tempo recorde a Política Municipal de Turismo e o Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico. Ambos ainda não tinham sido criados e eram fundamentais para o MIT”, declarou o prefeito.

O governador Geraldo Alckmin fez questão de cumprimentar o prefeito pela conquista. “Hoje estamos dando as boas-vindas para os municípios que se classificaram como MIT, que é o primeiro passo para uma cidade se tornar Estância Turística. O turismo sempre foi importante e está em um patamar diferenciado, pois não se trata só de lazer, mas de apoio à economia, à cultura e educação”.

A importância da Câmara Municipal na conquista também foi destacada na solenidade. “Ressalto a importância de todos os vereadores, que se empenharam para a aprovação da lei que permitiu a inclusão de Itupeva no MIT. Mais uma vez mostramos que quando trabalhamos unidos, quem ganha é a população. Parabenizo o prefeito Marcão Marchi e a Secretaria de Agricultura e Turismo, que não mediram esforços para essa conquista”, falou o presidente da Câmara, Eri Campos.

Projetos - Cada cidade classificada como MIT pode pleitear uma verba anual de R$ 550 mil, que poderá ser usada em projetos de melhorias para o setor turístico. “Mais 31 cidades foram classificadas como MIT nesta tarde, se juntando as outras 20 que já estão no programa desde maio deste ano. Este é o coroamento de um longo processo, em que as cidades trabalharam forte para este título. Parabéns prefeito Marcão Marchi pelo seu trabalho”, comentou o secretário estadual de Turismo, Fabrício Cobra Arbex.

De acordo com o secretário de Agricultura e Turismo, Marcos Brunholi, a pasta teve de refazer todo o trabalho em um curto período de tempo, para que todas as exigências da Secretaria Estadual de Turismo fossem cumpridas.

“Em apenas 10 meses conseguimos dar uma virada no processo do MIT, que estava totalmente errado e fora do contexto. Juntamente com Comtur, Câmara Municipal e toda equipe técnica da secretaria, revertemos o processo e fomos classificados. Um grande trabalho em equipe!”.

A presidente do Conselho Municipal de Turismo, Maria Isabel Costa Santos, acompanhou a solenidade de sanção da lei e se emocionou. “A conquista de Itupeva como MIT ajudará o nosso trabalho. A cidade terá mais recursos para o setor turístico e isso fortalecerá o nosso trabalho e a cidade como um todo”.

Também acompanharam a cerimônia no Palácio dos Bandeirantes o secretário de Governo, vice-prefeito Alexandre Mustafa, o secretário-adjunto de Agricultura, Cláudio Armagni, a turismóloga Rita Bonequini e o deputado estadual Junior Aprillanti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad