Prefeito apresenta programa Renda Solidária para ajudar crianças, jovens e idosos - Itupeva Agora

Agora

31 outubro, 2017

Prefeito apresenta programa Renda Solidária para ajudar crianças, jovens e idosos

Criar e apoiar iniciativas que beneficiem crianças, jovens e idosos de Itupeva é uma das prioridades do prefeito Marcão Marchi, que nesta terça-feira (31) apresentou o programa Renda Solidária. O objetivo é buscar recursos para os conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e dos Direitos do Idoso (Comid) por meio de doações do imposto de renda.

“Esse programa serve para que tanto as pessoas físicas quanto as empresas de Itupeva possam destinar uma parte do imposto que já é pago diretamente para estas ações voltadas à criança, aos jovens e idosos no município. O controle dos recursos é feito diretamente pelos conselhos”, destacou o prefeito Marcão Marchi.

A apresentação foi feita no Espaço HTPC e contou com a participação de Tereza Cristina Cascaldi e Marcelo Conceição, auditores da Receita Federal. Ambos explicaram como se deve fazer as doações. “Queremos despertar na população de Itupeva a importância de ajudar as crianças, adolescentes e idosos, destinando uma parte do imposto de renda devido, sem tirar nenhum custo a mais do bolso”, ressaltou Tereza.

Como fazer - De acordo com as regras estabelecidas, as pessoas físicas podem doar até 6% do imposto devido, que será destinado para um dos fundos (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ou Fundo Municipal dos Direitos do Idoso) ou dividido entre os dois – a critério do contribuinte. No caso de pessoas jurídicas, o limite é de até 2% calculado sobre a alíquota de 15% (lucro real) e dividido entre os fundos.

A aplicação dos recursos está sujeita à prestação de contas aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além dos próprios doadores.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Wellington Tonato, agradeceu o empenho. “Esta campanha já deveria ter sido feita há muito tempo e agora, nesta administração, conseguimos este feito. Não posso deixar de agradecer a primeira-dama Dani Marchi, que abraçou a ideia desde o início. Será uma forma dos empresários ajudarem as associações sem mexer no bolso e torço muito para que tenha êxito”.

“É extremamente importante que as pessoas busquem essas informações junto aos conselhos municipais, que são os responsáveis por controlar e fiscalizar a utilização destes recursos. Todos podem ajudar diretamente o município”, comentou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Dani Marchi.

Eduardo Lungov, presidente do CMDCA, também comemorou o feito. “Depois de muitos anos conseguimos trazer para o município um programa em que parte do imposto poderá beneficiar o fundo das nossas crianças e adolescentes”.

A apresentação do programa Renda contou ainda com participação da secretária de Desenvolvimento Social, Aline Melo Alves, e do presidente da Associação de Comercial e Industrial de Itupeva (ACE), Gustavo Camargo. A ação conta com apoio também da Câmara Municipal.

Para mais informações:

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Rua Hildebrando Ferraz, 192, Centro – telefone: 4591-0450

Conselho Municipal dos Direitos do Idoso
Rua Hermenegildo Baston, sem número, Jardim Tuiuti – telefone: 4496-5697

Secretaria de Desenvolvimento Social
Rua Hildebrando Ferraz, 192, Centro – telefone: 4591-0450/4591-0451

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad