Ministério do Trabalho passa a emitir Carteira de Trabalho Digital - Itupeva Agora

Agora

27 outubro, 2017

Ministério do Trabalho passa a emitir Carteira de Trabalho Digital

Com o avanço da tecnologia, o Ministério do Trabalho lançou a Carteira de Trabalho Digital. Em Itupeva, o serviço já está sendo aplicado. A agilidade da geração da nova carteira é um dos benefícios, já que diminuiu o tempo de emissão de registro de até 30 dias para pouco mais de 20 minutos. Um sistema integrado valida a emissão de acordo com o PIS.

“Com essa determinação do Ministério do Trabalho, eles passaram a não enviar as carteiras impressas para o nosso município. Com isso, por tempo indeterminado, em Itupeva as carteiras serão digitais. Para os moradores daqui, por enquanto quem fornece a Carteira Digital é o PoupaTempo de Jundiaí. O atendimento depende de agendamento”, explicou Aline Alves, secretária de Desenvolvimento Social.

Com a integração entre bancos de dados do Governo Federal – que, além do PIS, reúne outros dados trabalhistas e previdenciários –, o cidadão tem suas informações cruzadas e analisadas no ato da solicitação da carteira. Pelo novo sistema é possível saber se o cidadão possui, por exemplo, outros documentos ativos, número de PIS anterior ou se está recebendo benefícios federais. A possibilidade de validação on-line de dados nacionais em tempo real também ajuda a combater fraudes envolvendo concessão irregular de benefícios trabalhistas, por exemplo.

Outra vantagem da CTPS Digital é que o novo processo também torna o documento 100% gratuito, já que o trabalhador não necessita mais desembolsar pelo valor da foto do registro. Qualquer pessoa pode solicitar a Carteira de Trabalho Digital caso tenha perdido a primeira via da sua carteira de trabalho.

Só segunda via - As pessoas interessadas devem fazer a solicitação da Carteira de Trabalho Digital (segunda via) em um posto de atendimento do Ministério do Trabalho. O trabalhador que já tem a Carteira de Trabalho convencional não precisa se deslocar até as agências do MTE para emitir um novo documento, pois a antiga permanece válida. Somente no caso de uma segunda via ou da emissão da primeira via é que ocorre a impressão e validação pelo novo sistema.

Para mais informações, acesse: https://inss.blog.br/direitos-do-trabalhador/carteira-de-trabalho-digital/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad