Itatiba confirma primeira morte de morador por febre amarela - Itupeva Agora

Agora

18 outubro, 2017

Itatiba confirma primeira morte de morador por febre amarela



Um idoso de 76 anos foi a primeira pessoa a morrer por febre amarela em Itatiba (SP) neste ano. É o primeiro caso registrado em humanos na região, que está em estado de alerta após a confirmação da morte de vários macacos com a doença. Mais um caso em humano está sob investigação.
Conforme a nota divulgada pela Prefeitura de Itatiba nesta terça-feira (17), o idoso morava na divisa com Jundiaí (SP), município onde 39 macacos morreram diagnosticados com a doença.
Ainda conforme a administração municipal, um laudo do Instituto Adolfo Lutz confirmou que o morador tinha o vírus da febre. A família do idoso foi comunicada pela secretaria sobre o laudo e recebe apoio.
Segundo a prefeitura, o resultado da morte de 13 macacos em Itatiba deu positivo para a doença, e um continua sob investigação.
O último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado no dia 9 deste mês, aponta que 15 pessoas morreram pela doença. Do total, nove casos são autóctones e seis importados.
Prevenção
Como prevenção, moradores de Itatiba e toda a região devem receber a vacina contra febre amarela. A dose não é indicada para gestantes, pessoas com imunodepressão, doenças hepáticas graves, doenças renais graves, doenças oncológicas e alérgicos a ovo. Idosos acima de 60 anos passarão por avaliação antes de serem imunizados.
Quem se vacinou e não possui o comprovante deverá se vacinar novamente, segundo a prefeitura. Conforme o governo municipal, em abril a Secretaria de Saúde percorreu a área rural aplicando a imunização de casa em casa.

Força-tarefa


A cidade terá uma programação especial para vacinar os moradores de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h no Ambulatório Central de Especialidades e Unidades de Saúde.
No dia 21, poderão tomar a dose no estacionamento do Centro de Atenção à Criança (CAC), dia 22 no Parque da Juventude, 28 em todas as unidades de saúde e dia 29 no Parque da Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad