Emoção no retorno da festa em louvor a São Francisco de Assis - Itupeva Agora

Agora

02 outubro, 2017

Emoção no retorno da festa em louvor a São Francisco de Assis


Vinte e cinco anos depois, a população itupevense pode reviver a festa em louvor a São Francisco de Assis, neste final de semana. A celebração em torno do padroeiro da fazenda pertencente à família Foga, que organiza o evento religioso desde 1978, reuniu centenas de pessoas desde o dia 17 de setembro, quando uma missa foi celebrada na capela existente na propriedade. Neste domingo (1), uma procissão motorizada, a missa campal e uma grande festa marcaram a fé dos devotos de São Francisco.
A procissão percorreu um trajeto de 25 quilômetros por sítios e fazendas, marcando o início das celebrações neste domingo (1). “É uma emoção muito grande, chorei durante o trajeto porque este evento mostra nossa devoção a tantas graças alcançadas por intermédio de São Francisco de Assis. Nossa comunidade merece o resgate desta festa que faz parte da história da cidade”, comentou João Foga, organizador da festa e proprietário da fazenda.

A benção aos participantes e celebração da missa campal ficaram a cargo do padre Marcos Adriano Paulino. “O importante é a devoção do povo, que se colocou aos pés desse humilde que foi São Francisco de Assis. Com isso, estão próximo de Jesus”.

Apoio - Acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Dani Marchi, o prefeito Marcão Marchi foi muito cumprimentado pelos fiéis por apoiar o retorno da festa e do Tríduo a São Francisco de Assis. “O retorno desta festa para Itupeva foi um pedido do senhor João Foga, que me comoveu muito. Um evento tradicional como este não poderia mais ficar fora das comemorações religiosas de nossa cidade, prova disso é que muitas famílias estiveram aqui para este momento tão especial”, declarou o prefeito.

Durante a festa, os participantes puderam se deliciar com comidas típicas, bebidas e doces, além de dançar ao som da dupla Mateus e Gabriel. As crianças aproveitaram um espaço junto à natureza, se divertiram e também tiveram brinquedos à disposição.

“É a festa do padroeiro, é a festa do protetor dos animais, é o retorno de uma festa com história na cidade. Quem ganha é a população”, falou Valmir Falco, presidente da Associação dos Romeiros de Itupeva.

“Essa festa é uma tradição, hoje em dia é difícil ver uma pessoa da zona rural chamando a responsabilidade e promovendo um evento tão maravilhoso. Estou feliz por dois motivos: ver o retorno da festa e assistir meus filhos cantando”, disse Osvaldo Teixeira, pai da dupla Mateus e Gabriel.

O secretário de Agricultura e Turismo, Marcos Brunholi, também participou da comemoração. Na próxima quarta-feira (4), às 19h30, uma missa na capela existente na fazenda encerra a festa em louvor a São Francisco de Assis. O evento, que conta com apoio da Prefeitura de Itupeva, acontece na Estrada IVA – 136, bairro do Moinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad