Prefeito Henrique Martin inaugura novo Quarto Semente da Santa Casa em Cabreúva - Itupeva Agora

Agora

01 setembro, 2017

Prefeito Henrique Martin inaugura novo Quarto Semente da Santa Casa em Cabreúva

Além do Quarto Semente com banheira, hospital ganhou nova ala administrativa, posto de enfermagem para maternidade e mais dois leitos de internação

Para coroar o trabalho de humanização do parto – que completou 2 anos em junho – o prefeito Henrique Martin inaugurou na tarde da segunda-feira, 28, o novo Quarto Semente da Santa Casa, maior e mais estruturado. Tecnicamente chamado de PPP (pré-parto, parto e pós parto), o Quarto tem como objetivo proporcionar à gestante todo o suporte e acolhimento necessários, visando incentivar o parto natural. Além dele, a Santa Casa ganhou também uma nova ala administrativa, com dois escritórios e uma sala de reuniões, um posto de enfermagem exclusivo para a maternidade e um quarto com dois leitos para internação.

No Quarto Semente são promovidas práticas como o uso mínimo de intervenções, o contato pele a pele entre bebê e mãe logo após o nascimento, a amamentação na primeira hora de nascimento, a presença do acompanhante de escolha da mulher durante todo o trabalho de parto, o uso de métodos não farmacológicos de alívio da dor (como massagens com óleos essenciais, aroma e musicoterapia e banhos quentes) e exercícios (como caminhada, agachamento e pilates). Eduardo Leite, diretor técnico da Santa Casa falou sobre a humanização e a hidroterapia (banhos quentes), que será de grande ajuda para as parturientes. “A água ajuda muito no alívio da dor, que é a maior preocupação das mulheres em relação ao parto normal. A hidroterapia ajuda no controle das contrações, facilitando o trabalho de parto e diminuindo o tempo dele”, explicou.

Para o prefeito Henrique Martin, o fato da Santa Casa de Cabreúva ter se tornado referência na região é fruto de um trabalho de equipe: “Eu tinha muitos sonhos para a Santa Casa quando a reconstruímos e reinauguramos em 2015. Me orgulho de ver que muitos deles já se realizaram e por isso quero parabenizar e agradecer a equipe do hospital, que se dedica todos os dias para oferecer o melhor para a população”, disse. O prefeito garante, no entanto, que vêm mais melhorias pela frente: “Queremos sempre mais! Para a Santa Casa, para a Saúde do município, para a população! As melhorias com certeza não vão parar por aqui. Vamos continuar buscando fazer mais por Cabreúva!”.


Maria Manoela Duarte Rodrigues, enfermeira obstetra, professora de enfermagem e comunicóloga, prestigiou a inauguração e disse ter ficado muito satisfeita com o trabalho da Santa Casa. “Mais uma vez um ótimo exemplo de Cabreúva, para mostrar que o que precisamos é de vontade política, bons profissionais e comprometimento. Sinto orgulho de ter ex-alunas envolvidas nesta empreitada em prol da humanização”, comentou.

A gestante Andressa Teixeira, que está de 37 semanas, prestigiou a inauguração do novo espaço e se disse ansiosa para parir seu filho André na Santa Casa. “Está lindo, gostei muito do quarto, quero ter meu bebê aqui, se Deus quiser!”, disse. Jance Venâncio, que está de 38 semanas, à espera da sua filha Eloah, tinha conhecido o Quarto antigo, sem a banheira, em uma visita à maternidade. “O novo Quarto Semente está lindo! Gostei muito! Quero muito que seja parto normal, quero que as enfermeiras obstetras me ajudem e quero ajudar elas no nascimento do meu filho”, comentou.

Equipe recebe treinamento sobre parto na água

Na sexta-feira, 25, enfermeiras e médicas obstetras da Santa Casa participaram de um treinamento teórico e prático sobre o uso da hidroterapia para alívio da dor e a realização de partos normais na água.

Quem ministrou o curso foi a professora e obstetra Carina Barreto, mestre pela USP e parteira na Casa Ângela, uma importante casa de parto de São Paulo. Carina falou sobre os benefícios do parto na água, em que casos ele é possível, as precauções e equipamentos necessários, assim como procedimentos de higiene e cuidados com o recém-nascido. A equipe da Santa Casa debateu casos clínicos e participou de algumas simulações de parto na banheira do novo Quarto Semente, inaugurado na segunda-feira, 28.

Carina também apresentou à equipe da Santa Casa diversos protocolos internacionais e da própria Casa Ângela e se disse encantada com a estrutura da instituição. “Fiquei muito orgulhosa pela qualidade da assistência que estão oferecendo as mulheres e bebês. Fico muito feliz por poder contribuir com esse lindo trabalho”, comentou.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad