Time-lapse registra nuvem 'tsunami' se aproximando da costa de SP com ventos de 100 km/h - Itupeva Agora

Agora

Post Top Ad

21 agosto, 2017

Time-lapse registra nuvem 'tsunami' se aproximando da costa de SP com ventos de 100 km/h

Moradores registraram 'nuvem rolo' em Santos (Foto: Reprodução)
Segundo o G1 um fenômeno aconteceu na manhã deste domingo (20) e chamou a atenção de muitos moradores. Uma nuvem com uma aparência de tsunami, também conhecida como 'nuvem rolo', se formou em Santos e São Vicente, no litoral de São Paulo, neste domingo (20). Câmeras de monitoramento espalhadas por vários pontos da Cidade registraram o fenômeno. As imagens em time-lapse chamaram a atenção de muitos moradores da região.

Após a passagem da nuvem, o tempo passou a ficar instável na Baixada Santista. O dia amanheceu nublado, aconteceram algumas aparições do Sol e, depois, o tempo mudou bruscamente. A nuvem gigantesca se formou no céu e foi registrada por vários moradores de Santos e São Vicente. Ela é conhecida como nuvem-rolo ou nuvem-tsunami, por conta do seu formato.

Segundo Rodolfo Bonafim, climatologista e diretor da ONG Amigos da Água, o fenômeno foi causado por uma período de instabilidade no tempo e a velocidade dos ventos. "É uma nuvem formada por ventos em direções opostas. Aconteceu de estar ventando para um lado e para o outro e ter uma temperatura e umidade similares. Os ventos acabam formando essa nuvem que parece um rolo compressor e pode atingir quilômetros de velocidade", explicou. Segundo o climatologista, o último registro de uma nuvem rolo na Baixada Santista foi em outubro de 2014. Após a aparição da nuvem, a região foi atingida por ventos que chegaram a 100 km/h, segundo a Praticagem do Estado de São Paulo, em Santos. A ventania causou transtornos em algumas cidades da Baixada Santista. Depois, a chuva predominou na maior parte da tarde até a noite deste domingo. Já na manhã desta segunda-feira, houve ressaca na Ponta da Praia, fenômeno natural provocado pela ocorrência de ondas moderadas e a maré alta.

Segundo Bonafim, até terça-feira (22), o tempo continuará instável com períodos nublados e com chuva. A partir de quarta-feira (23), as temperaturas devem subir um pouco e haverá menos incidência de chuva em todo o litoral de São Paulo.

Fonte: G1.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad