Prefeitura organiza evento para celebrar o Dia da Luta Antimanicomial


Nesta quinta-feira (18) é celebrado o Dia da Luta Antimanicomial em todo o País. Uma das conquistas dos profissionais da Saúde Mental foi o fim dos manicômios. Para relembrar essa história de conquistas e discutir temas relacionados, a Prefeitura de Itupeva promoveu o 1º Encontro de Saúde Mental com a Atenção Básica, no Caps (Centro de Atenção Psicossocial). O prefeito Marcão Marchi participou da abertura do evento e parabenizou todos os profissionais pelo trabalho realizado no município.

"Fico muito feliz de participar de atividades com esta, que reforçam a importância da humanização no atendimento público e o cuidado que os profissionais da Saúde Mental têm com os pacientes e familiares deles", comentou o prefeito.

O evento organizado pela Secretaria de Saúde, por meio do Caps I, iniciou com uma apresentação musical feita pelos pacientes, que cantaram ‘Maluco Beleza’, de Raul Seixas. Após, a coordenadora Telma Marques Silva comentou sobre a data e explicou a criação dos Caps, que substituíram os manicômios no Brasil.

Estavam presentes os pacientes atendidos e familiares, a equipe responsável pela Saúde Mental em Itupeva, agentes comunitários, enfermeiras e médicos. A secretária de Saúde, Lúcia Checchinato, e a representante da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e coordenadora da Atenção Básica, Lígia Bestetti, também participaram do encontro.

0 comentários: