ITUPEVA VAI A ITU EM BUSCA DE CONQUISTA HISTÓRICA NO FUTSAL NESSA SEGUNDA-FEIRA


Quando o Barcelona sofreu uma goleada por 4 a 0 para o PSG, jogando pela Liga dos Campeões, no começo desse ano, poucas pessoas acreditavam que o time seria capaz de reverter a vantagem no jogo de volta, que terminou por 6 a 1 e com o time espanhol avançando na competição. Assim como em 2004, nenhum argentino acreditava que o Brasil, que perdia por 2 a 1 para a Argentina na final da Copa América, fosse capaz de reverter o resultado, até que Tevez, que segurava a bola no ataque esperando o fim dos acréscimos, foi desarmado e, em um contra-ataque veloz, Adriano, o Imperador, empatou a partida, que terminou com a vitória brasileira nos pênaltis e o título de campeão para o Brasil.

Situações de superação e viradas históricas acontecem de tempos em tempos no futebol e fazem valer ainda mais uma vitória que, para muitos, parecia impossível. Essa, não é, no entanto, a situação do time masculino de futsal de Itupeva, que vai a Itu nessa segunda-feira, 8, para buscar reverter o placar adverso da última quinta-feira e conquistar a Copa TV Tem, título inédito para a cidade e o mais importante do futsal regional, a ponto de lotar o ginásio Dorival Raymundo e ainda deixar centenas de pessoas se lamentando por não conseguirem ver o time jogar, na primeira partida.

E por que então, embora precise de uma vitória para levar a partida para os pênaltis, a comparação com grandes viradas do futebol não é precisa? Por dois motivos. Primeiro, porque uma vitória simples do time itupevense, por apenas um gol de diferença, já leva a disputa para as penalidades. E, em segundo, porque como ficou claro no primeiro jogo, a equipe tem total condições de reverter o placar. Quem assistiu ao emocionante primeiro confronto, sabe que o 4 a 1 para Itu não representa, nem de longe, o equilíbrio entre os dois times na competição e foi mais um reflexo do nervosismo inicial do time de Itupeva do que uma demonstração de superioridade ituana.

“Temos de atuar com o mesmo futsal que nos levou até a final”, avaliou Preto do Monte, capitão e um dos mais experientes da equipe, pontuando acertadamente que, se jogar como vem atuando desde o início na competição e, principalmente, apresentando a consistência mostrada no segundo tempo da primeira partida, Itu será obrigada a se superar para garantir o empate, que seja.

O técnico Cláudio José Batista, professor da secretaria de Esportes e Lazer e um dos grandes responsáveis pela campanha itupevense, também acredita na revanche e fez uma avaliação positiva: “A gente vai para Itu respeitando demais a equipe adversária, que é uma grande equipe, mas cientes que o regulamento nos dá a oportunidade de chegar lá e levar para os pênaltis com uma vitória simples, por um gol de diferença e assim ainda sermos campeões”.

O técnico também destaca a importância da conquista inédita e da valorização dos atletas itupevenses: “É a primeira vez que o time masculino chega em uma final da Copa TV Tem e, mais importante que isso, apenas com jogadores aqui da cidade, muitos que estão com a gente desde a infância. Eu fico muito feliz por eles, por essa conquista dos jogadores, por terem chegado até aqui. Eles merecem porque o grupo é muito unido, muitos deles me falam que nunca jogaram em um time com essa união e eu vejo isso mesmo nos treinamentos, nos jogos. Vamos jogar até o último segundo pela vitória, mas o que esses meninos conquistaram já está na história da cidade”.

A grande final da Copa TV Tem, nessa segunda-feira (8), em Itu, está marcada para começar a partir das 19h, com a final feminina, entre São Roque e Itu como primeira partida da noite. Os meninos de Itupeva entram em quadra a seguir, cientes de que, indiferente de qual seja o resultado, por sua raça, sua dedicação, seu amor à camisa, já têm seus nomes grafados para sempre dentre os grandes atletas itupevenses e, com ou sem a vitória, já são campeões.

Fonte: A Voz do Esporte




0 comentários: