Festival Budista (Vesak) é celebrado em Itupeva


Em clima de paz e harmonia e tendo a lua como plano de fundo da noite da última quinta-feira, 11, foi celebrado pode cerca de 30 pessoas na Florânima- Estação Saúde, espaço dedicado à saúde integral e autoconhecimento, localizado na Rua Santa Isabel, 50,em Itupeva, o festival budista Vesak com dança circular.

Com a experiencia de trabalhar há 28 anos com a Dança Circular, Bia Esteves, profissional renomada, formada com professores norte-americanos e europeus, explicou a história e os benefícios trazidos pela atividade ao nosso corpo, conduzindo a Dança com maestria, meditação e a reflexão.

"Isso tudo que aconteceu aqui hoje foi uma surpresa pra mim" destacou Anderson Camilo que conta de forma engraçada que só participou do evento por inexistência de sua esposa e que gostou tanto da atividade que pretende frequentar mais a Estação Saúde: "Eu vim por causa da minha esposa, mas depois de hoje, da Dança, dá paz e tranquilidade que essa atividade me trouxe, pretendo bater cartão aqui, eu até disse isso para a Bia (Esteves).".


"Valeu a pena sair de casa", disse a senhora Norma Namura, que aos 83 anos que falou que o evento deu "até uma animada" espantando o frio de uma noite de outono. Mesmo sendo praticante da atividade(que acontece há anos na cidade, e atualmente é oferecida no CCI), Norma garantiu que a Dança Circular da noite desta quinta foi especial: "foi diferente, eu senti uma paz, me deu força.".

O que é Vesak: Conhecido também como Wesak, Dia do Buddha ou Buddha Purnima, o Vesak acontece anualmente na lua cheia do antigo mês lunar indiano “Vesakha”, que se passa geralmente em maio do calendário gregoriano, e coincide com a lua cheia de Touro, da Kaballah. O Vesak é celebrado pelos budistas, já que foi neste período em que Siddhartha Gautama nasceu, iluminou-se 35 anos depois (Nirvana em sânscrito, ou Nibbana em pali), e teve sua passagem de sua última vida na Terra aos 80 anos (Parinirvana ou Parinibbana); como explica Lívia Rojas, sócia-proprietária, instrutora de Yoga e massoterapeuta na Florânima:

“O Vesak, também conhecido como Buddha Purnima, é o festival mais importante da filosofia budista. Foi durante a lua cheia do Vesakha que o Buddha nasceu, iluminou-se e fez sua última passagem -livrando-se assim do ciclo de morte e renascimento, conhecido como “Samsara”. Este é uma época muito auspiciosa, graças à egrégora que se forma em todo o planeta através da evocação das diretrizes budistas de auto realização e compaixão”.

Conheça um pouco mais sobre a Florânima:
Há quase dois meses em funcionamento na cidade de Itupeva, a Estação Saúde tem a missão de “proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Contamos com uma equipe multidisciplinar de profissionais qualificados para promover saúde física, mental, emocional e espiritual; desenvolvendo assim bem-estar e equilíbrio”, como diz em sua página oficial (www.floranima.com.br), oferecendo uma série de atividades:

Medicina Holística (Clínica Médica; Programação Neolinguística, Hipnoterapia e Reiki); Psicoterapia (Gestalt Terapia; Terapia Cognitiva e Psicossomática Sistêmica);
Massoterapia (Abhyanga- Massagem Ayurvédica; Abhyanga para gestantes e Thai Massagem); Yoga (Hatha Yoga; Kundalini Yoga e Ayurveda Yoga Terapia).

Além das terapias, a Florânima oferece uma série de atividades como palestras e cursos com temas diversificados como: Numerologia; Constelação Familiar Sistêmica; Filosofia Taoista; Mindfulness; Terapia Floral, Reiki, entre outros. O próximo curso de sua programação, já com inscrições abertas, será o de Dietoterapia Chinesa no dia 27 de maio.

0 comentários: