Prefeitura realiza ação de prevenção contra febre amarela


A Prefeitura de Itupeva inicia uma ação de prevenção contra a febre amarela. Segundo a Secretaria de Saúde, o município não teve registro de pessoas com febre amarela ou de óbitos de macacos por conta da doença. Devido aos casos da doença já confirmados em Campinas (que faz divisa com Itupeva), será feita uma ação de prevenção em regiões da cidade próximas ao vizinho município.
Neste sábado (15), serão visitadas as áreas rurais na região do Monte Serrat (Jardim Vitória) e Rio das Pedras. No dia 21 (sexta-feira), será a vez da área rural na região do bairro Santa Elisa. E, no dia 22 (sábado), as visitas da Secretaria de Saúde acontecerão na área rural da região do Quilombo.

“Nossa meta é vacinar nos próximos meses 100% da população da área rural. E gradativamente, até dezembro deste ano, também faremos a vacinação de toda a população de Itupeva”, comentou a secretária de Saúde, Lúcia Chechinatto.

No caso de quem mora na área urbana, a vacinação continua nas UBSs. Para ser vacinado, o munícipe precisa fazer um agendamento prévio e a data será estipulada por cada unidade. Também é bom lembrar que as pessoas que vão viajar para as áreas de risco ou que foram afetadas devem procurar a UBS mais próxima da residência”, explicou a secretária.

Os sintomas da febre amarela são dores no corpo e icterícia (que deixa a pele e as mucosas amareladas). Na fase inicial, a doença também causa perda de apetite, náuseas e vômito.

0 comentários: