Dia do Livro Infantil teve comemoração na escola Monteiro Lobato


Nesta terça-feira (18) é celebrado o Dia Nacional do Livro Infantil e também aniversário de Monteiro Lobato. Para demonstrar a importância deste dia para as crianças, o corpo docente da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) que leva o nome do escritor, localizada na Vila São João, organizou uma ação com a ajuda dos pais e alunos.
“É o primeiro ano que estou nesta escola. Sugeri para a equipe que homenageássemos Monteiro Lobato, que é um dos principais nomes da literatura infantil. A equipe abraçou a proposta, os pais apoiaram e com isso resgatamos um pouco da história brasileira”, afirmou a diretora Célia Farali.


Os 10 personagens que fazem parte da decoração foram montados pelos próprios alunos, com auxílio das professoras. Os pais também ficaram encarregados de ajudar os filhos a pesquisar sobre a história de Monteiro Lobato e a contribuição dele com a literatura brasileira.

“Nosso trabalho ficou muito enriquecido. Os pais trabalharam coletivamente, o que aproximou a escola da família. Foi uma forma de homenagear o patrono da nossa escola”, complementou a coordenadora pedagógica Lucimara Delvecchio.


Instituído há 15 anos, o Dia Nacional do Livro teve a data escolhida em homenagem a Monteiro Lobato (1882-1948), nome de referência quando o assunto é literatura infantil. Pensando nisso, além da exposição também foram exibidos alguns episódios da série ‘Sítio do Pica-Pau Amarelo’, que foi transmitida pela Rede Globo entre os anos de 2001 e 2017.

Maquetes, livros do autor, utensílios domésticos e painéis foram confeccionados. As crianças também comeram bolinho de chuva, que é um alimento típico da série e eram feitos pela Tia Nastácia. A ação continua amanhã, dia 19.


0 comentários: