Atletas do PEPT de Itupeva participam de Festival em Jundiaí


Nessa quarta-feira (12) foi realizado em Jundiaí o 17º Festival Especial Regional de Atletismo (FERA), no Complexo Dr. Nicolino de Lucca, o Bolão, e os atletas do Programa Esporte Para todos – PEPT da Prefeitura de Itupeva, sob orientação das professoras Jane Bergantin e Alessandra Gilioli, foram algumas das estrelas do evento.

O FERA cujo objetivo é promover a inclusão e incentivar a prática de esportes para pessoas que possuem algum tipo de deficiência, contou com a participação de atletas de 15 entidades que desenvolvem atividades voltadas à pessoa com deficiência, como o próprio PEPT de Itupeva e o Peama (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas), de Jundiaí. Voltado principalmente para iniciantes, que tenham ou não alguma vivência esportiva, o Festival também abre espaço para os mais experientes, como alguns dos itupevenses que já brilharam em campeonatos.

O Festival foi composto por provas de atletismo e a delegação de Itupeva contou com os seguintes atletas: Francisco, Rudnei, Beatriz e Bryan (100m e salto em distância); Natã (100m e lançamento de pelota); Lorenzo e Enzo (50m e lançamento de pelota); Mathues Barbosa (50m deficiente visual e lançamento de pelota); Samuel (50m com auxílio e lançamento de pelota); Isaac (100m e salto em distância).

Ao final do evento, todos os atletas tiveram suas habilidades reconhecidas e foram premiados com medalhas, além de um troféu para cada entidade participante.

O Programa Esporte Para Todos – PEPT de Itupeva foi idealizado pela professora Jane Bergantin para aumentar a inclusão e garantir condições para os atletas com deficiência. Foi implantado no município em 2014, atendendo dezenas de atletas com deficiência em modalidades como atletismo, natação, ciclismo, tênis de campo e outros.

Dois atletas do programa, Francisco Marques de Souza e Mateus Gabriel da Silva, vêm se destacando no tênis e, no dia 20 de abril, embarcam para o Panamá, onde se juntam à delegação brasileira para representar o país nos Jogos Latino-Americanos das Olimpíadas Especiais, realizadas entre 20 e 28 desse mês.

0 comentários: