Ministério Público aceita denúncia de Nepotismo e Prefeitura tem 30 dias para responder - Itupeva Agora

Agora

02 março, 2017

Ministério Público aceita denúncia de Nepotismo e Prefeitura tem 30 dias para responder


Segundo nota veiculada nessa quinta-feira, 2, no Tem Notícias, a Prefeitura de Itupeva tem 30 dias para explicar a denúncia de nepotismo feita ao Ministério Público, já que ela foi acatada pelo MP.

De acordo com a denúncia, a Prefeitura conta com mais de 18 nomeações irregulares, entre parentes do prefeito e da primeira-dama. A ação, conhecida como nepotismo, é proibida pela súmula 13 do STF (Supremo Tribunal Federal), e gerou grande polêmica na cidade, principalmente dado ao grande números de cargos em comissão que já foram contratados, que chegam a quase 300, alguns com salários superiores a R$ 13 mil, além do reajuste de 18% no próprio salário e dos secretários e gerentes, dado pelo prefeito logo no primeiro mês de mandato e dos 9,28% para os outros cargos comissionados.

Enquanto isso, o auxílio transporte (combustível e vale transporte) teve regras revistas e que vão descontar até 6% dos salários dos servidores que optarem pelo benefício, a cesta básica não foi melhorada, como previa o acordo coletivo de 2016 e a segunda parcela do 13º segue sem previsão de pagamento.

Ao mesmo tempo, várias áreas do serviço público sofrem com deficiências, como saúde, que não está marcando exames desde o início do ano; e educação, onde algumas matérias especiais foram retiradas da grade e ainda não há previsão para entrega de uniforme e material escolar.

O prefeito Marcão Marchi, em coletiva recente, culpou a dívida herdada pela prefeitura, que chegaria a R$ 213 milhões, segundo apuração de sua equipe. No entanto, em nenhum momento a Prefeitura justificou o aumento dos salários em um momento em que, segundo o próprio afirma, Itupeva encontra-se afundada em dívidas e impossibilitada de garantir todos os serviços à população.

No mês passado, os vereadores aprovaram por unanimidade maior rigidez na lei de nepotismo em Itupeva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad