Segundo JN, Ministério Público recebe denúncia de nepotismo na prefeitura de Itupeva - Itupeva Agora

Agora

24 fevereiro, 2017

Segundo JN, Ministério Público recebe denúncia de nepotismo na prefeitura de Itupeva


O jornal "Jundiaí Nóticias", que circula em toda a região do Aglomerado de Jundiaí, publicou hoje uma denúncia que teria sido enviada para o Ministério Público, dando conta de mais de 30 nomeações irregulares na prefeitura de Itupeva.
As nomeações de parentes na prefeitura já haviam causado muita repercussão nas redes sociais, pois, além da prática ser proibida pela súmula 13 do STF (Supremo Tribunal Federal), elas estão acompanhadas de outras ações do prefeito como o aumento de 18% no próprio salário, do vice e dos secretários; e 9% para todos os comissionados; a nomeação de cerca de 280 servidores em cargos de comissão, ao passo que, enquanto isso, os servidores efetivos ainda estão sem a segunda parcela do 13 salário e, recentemente, o prefeito
decretou que, pelas novas regras do cálculo do vale-combustível (que segue bloqueado há mais de um mês) e do vale-transporte, serão descontados até 6% do salário dos funcionários.

Segundo o Jundiaí Noticias:

"A prefeitura de Itupeva tem 350 cargos em comissão, aqueles que são preenchidos com nomeações, sem necessidade de concurso público. A última lista disponível contava com 266 nomes - e nem todas as portarias foram publicadas - e revoltou boa parte da população da cidade. Motivo: a quantidade de parentes nomeados.

A revolta acabou se traduzindo numa representação ao Ministério Público, pedindo que o prefeito Marco Marchi, o Marcão, seja enquadrado em crime de nepotismo. E já há vereadores estudando se é possivel abrir um processo de impeachment contra o prefeito. A autora da representação (cujo nome é mantido em sigilo) listou os parentescos para a promotora Roberta Tonini Quaresma."

Em 2015, em Santa Catarina, o prefeito de Mafra sofreu impeachment, após uma ação civil pública do Ministério Púbico de Santa Catarina que também denunciava nepotismo . Na ocasião a Câmara dos Vereadores aprovou a saída do prefeito por 7 votos a 2.

A matéria completa do Jundiaí Notícias pode ser lido no link:
https://issuu.com/jundiainoticias/docs/jundiainoticias113
Capa do Jornal Jundiaí Notícias




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad