Em parceria com Senac, Prefeitura beneficia jovens do município - Itupeva Agora

Agora

Post Top Ad

01 novembro, 2016

Em parceria com Senac, Prefeitura beneficia jovens do município


A Prefeitura de Itupeva, promoveu, em parceria com o Senac, entre os dias 20 e 26 de outubro, o Fórum Profissional do Programa de Educação para o Trabalho (PET), com alunos do curso realizado com jovens encaminhados pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e pelos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Central e Hortênsias.

“Esse é um tipo de programa para o qual temos as portas abertas, já que beneficia diretamente jovens de nossa cidade. O Senac tem sido um grande parceiro, e os jovens que participaram do PET estão de parabéns pelo empenho e por aproveitarem essa oportunidade”, declarou o prefeito Ricardo Bocalon.

Durante os cinco dias de fórum, além de palestras com vários profissionais, os alunos também tiveram a oportunidade de apresentar um trabalho que desenvolveram durante o curso. Separados em três grupos, os projetos (um aplicativo para celular, uma livraria café e um parque zoológico) foram bastante elogiados pelos participantes, principalmente pelos orientadores do curso.

Helena Pedrosa, docente do Programa, ficou bastante satisfeita com o resultado alcançado e elogiou a parceria da Prefeitura por meio do prefeito: “O prefeito é um grande parceiro nosso em educação. A existência desse curso aqui em Itupeva é por iniciativa do prefeito Bocalon, então a parceria da Prefeitura foi fundamental para realizar com êxito esse programa. Temos o curso no Brasil todo, mas em Itupeva é exemplar pela quantidade de palestras e visitas que o prefeito proporcionou. Foram muitas atividades complementares que auxiliam muito no desenvolvimento do curso”.

Coordenador da área de desenvolvimento social do Senac, Roberto Araújo falou sobre a importância de beneficiar os jovens que, muitas vezes, não tem condições para realizar um curso com essa estrutura, que é gratuito para os alunos, sendo provido pela Prefeitura em parceria com o Senac: “É importante oportunizar a jovens de diferentes vulnerabilidades sociais condições para transformação de suas vidas e da comunidade onde estão inseridos”.

A secretária de Desenvolvimento Social, Elisabete Andrade de Souza, também aproveitou a oportunidade para parabenizar os alunos e desejar sorte e sucesso.

Além da apresentação dos trabalhos dos alunos, o Fórum contou com as palestras do presidente da ACE, Gustavo Arruda, que também levou o jovem Rômulo Soares, que deu um depoimento; do secretário de Turismo, Paulo Rosa, que falou do mercado de trabalho do turismo na região de Itupeva; da secretária de Assuntos Jurídicos, Dra. Cristiane Haidar Panizza; do Coordenador Desenvolvimento Social, Roberto Araujo, sobre fomentar ações empreendedoras; da Consultora Especializada em Politicas de Trabalho, Renda e Economia Solidária, Luciane Mosca, sobre Cultura de Paz; além da participação da docente do Senac Jundiaí, Ana Regina Rodrigues, com a atividade de beleza para alunas e convidadas.

O grupo formado pelos adolescentes Gabriel Eduardo Carvalho, morador do Pacaembu II; Geovanna Angélica Santos Macedo, do Nova Monte Serrat; Kevelyn, do Pq. Das Hortênsias e os gêmeos Fabrício e Adriano Soares da Silva, do Jd. Alegria, foi o primeiro a apresentar o projeto, um aplicativo para celular focado em auxiliar quem precisa tomar remédios, criando uma organização com alarmes e avisos de horários. Foram unânimes em aprovar o curso: “É bom, incentiva a criatividade, abre a cabeça. É um passo a mais para se desenvolver”.

O PET é realizado pela Prefeitura de Itupeva em parceria com o Senac de Jundiaí, no Centro de Economia Solidária e Capacitação Profissional. O objetivo do curso é contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens socialmente desfavorecidos, auxiliando-os no desenvolvimento de competências que ampliem suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho, geração de renda e participação na sociedade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad