Despoluído, Rio Jundiaí passa para a classe 3 no próximo ano - Itupeva Agora

Agora

13 novembro, 2016

Despoluído, Rio Jundiaí passa para a classe 3 no próximo ano

Com isso, o rio pode servir de fonte de abastecimento de água para consumo humano, após tratamento


O Rio Jundiaí está prestes a ser declarado oficialmente como totalmente despoluído. No próximo ano será classificado como 3 – atualmente há um trecho, de Jundiaí a Salto, classificado como 4. Antes, os técnicos do Consórcio das Bacias do Rio Piracicaba, Capivari e Jundiaí vão estudar a documentação e as análises da água. Após isso, o Rio Jundiaí será o primeiro a ficar totalmente livre da poluição.

O trabalho de despoluição começou em 1983 com a criação de um comitê para estudar as formas para despoluir o rio. Jundiaí instalou, nos anos 1990, interceptores de esgoto às suas margens e de seus afluentes, impedindo os despejos em suas águas. Ainda nessa década, a cidade construiu a Estação de Tratamento de Esgotos, no Novo Horizonte, hoje entregue à Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ).

A Sabesp fez trabalho semelhante, há alguns anos, em Campo Limpo e em Várzea Paulista, e nesta última, construiu uma estação de tratamento de esgotos também. Com isso, o Rio Jundiaí, que nasce em Mairiporã e desemboca no Rio Tietê após percorrer 123 quilômetros, tornou suas águas próprias para consumo humano após tratamento.

Fonte: Jundiaí Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad