Senac leva exposição que apresenta os figurinos do cantor Ney Matogrosso para o JundiaíShopping - Itupeva Agora

Agora

26 julho, 2016

Senac leva exposição que apresenta os figurinos do cantor Ney Matogrosso para o JundiaíShopping


De 15 de julho a 1º de agosto, o Senac Jundiaí promove a exposição itinerante Acervo de Moda Senac: Ney Matogrosso no JundiaíShopping. A mostra promete encantar profissionais da moda, fotografia e design, além de fãs da cultura popular brasileira e também do artista.
A exposição conta com dez figurinos e objetos originais, como sapatos, colares e adereços usados pelo artista durante os shows. Os figurinos foram restaurados pelo Senac São Paulo e serão expostos em manequins especialmente fabricados com as medidas e as feições de Ney Matogrosso. A curadoria é de Cristiane Camizão Rokicki, e a conservação têxtil de responsabilidade de Angela Regina Lopes Leal.
A exposição traz uma retrospectiva dos 40 anos de carreira do artista em shows históricos, como na época em que fazia parte do grupo Secos & Molhados, entre 1973 e 1974, e também, em turnês dos discos Estava Escrito, de 1994 e Ney Matogrosso Ao Vivo, de 1989. São peças em couro, metal, seda e outros materiais.
Os figurinos são de extrema importância para Ney Matogrosso: “Eu vim do teatro, onde eu tinha que me caracterizar e às vezes, numa peça, eu fazia três personagens. O figurino é que vai levando os personagens todos. Acho que é tão importante quanto cantar. Porque figurino para mim não me veste, ele mostra meu corpo. É tudo um pretexto para não estar nu. Aquilo que eu fazia era uma reação aquela loucura da ditadura”.
No dia 28 de julho, será realizada a palestra O figurino na composição do personagem – inspiração Ney Matogrosso que abordará os elementos visuais que compõem a construção do figurino de um personagem, evidenciando a identidade visual como elemento capaz de traduzir personalidade, sentimentos e história. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail paulo.vlima@sp.senac.br.
O superintendente do JundiaíShopping, Guillermo Bloj, ressalta a importância de o shopping apoiar iniciativas culturais. “Temos utilizado o espaço para propagar histórias, experiências e conhecimento, assim como fizemos recentemente com a exposição do velejador Amyr Klink”, afirma. “Sem contar que é mais uma maneira de oferecer cultura no período de férias”.
Conhecido pela ousadia e pelas performances ao vivo, os figurinos de Ney Matogrosso marcaram época. O Senac mantém uma exposição permanente, com 220 peças que foram doadas pelo cantor à instituição, disponível para pesquisas no Espaço Ney Matogrosso, na biblioteca do Centro Universitário Senac - Santo Amaro, na capital. “Essa parceria é para tornar público um acervo de 40 anos dos figurinos do Ney Matogrosso, para estudos, para exposições. O papel do Senac nesse projeto é permitir que os alunos pesquisem e tenham acesso a esse conteúdo. Também manter a memória cultural de um artista de tal importância como o Ney”, diz a curadora Cristiane.
A exposição no JundiaíShopping é gratuita e aberta ao público. A visitação pode ser feita de segunda a sábado, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 14 às 20 horas.

Serviço

Acervo de Moda Senac: Ney Matogrosso
Data: de 15 de julho a 1 de agosto de 2016
Horário: de segunda a sábado, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 14 às 20 horas

Palestra O figurino na composição do personagem – inspiração Ney Matogrosso

Data: 28 de julho de 2016
Horário: 19h30
Local: JundiaíShopping
Endereço: Avenida 9 de julho, 3.333 - Anhangabaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad