Secretaria de Saúde informa que a cidade está preparada para aumento de demanda na ausência do Hospital São Vicente de Paula - Itupeva Agora

Agora

28 julho, 2016

Secretaria de Saúde informa que a cidade está preparada para aumento de demanda na ausência do Hospital São Vicente de Paula

Secretaria de Saúde informa que a cidade está preparada para aumento de Demanda na ausência do Hospital São Vicente de Paula


O Hospital São Vicente de Paula, localizado em Jundiaí e referência na região, informou que, a partir de 1º de agosto, começa a operar de maneira referenciada. Em caso de urgência, os moradores de Jundiaí devem procurar um dos quatro pronto-atendimentos (PAs) da cidade e, para pacientes de outras cidades, a recomendação é que devem procurar atendimento nos serviços de saúde de seus municípios. Apenas os casos de média e alta complexidade serão encaminhados para o hospital.

Com a mudança, a tendência é que o atendimento nas cidades da região aumente, já que quem procurar o serviço de urgência e emergência em Jundiaí será avaliado e encaminhado para seu município de origem.

Em Itupeva, os pacientes contam com o atendimento do Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida e, segundo a secretaria de Saúde, a cidade está preparada para atender toda a demanda, mesmo que haja aumento. "Em caso de urgência e emergência, a pessoa pode se dirigir ao Hospital Municipal. As necessidades de atendimento básico são atendidas nas UBS e PSF. Nosso hospital realiza atendimento de urgência e emergência, atendendo inclusive pacientes de outras cidades, como Jundiaí, e não vamos negar atendimento para nenhum munícipe de nenhuma cidade, pois o Sistema Único de Saúde (SUS) é nacional e não se limita às demarcações municipais", explica o secretário da pasta.

Ainda de acordo com o secretário, "A rede de saúde pública em Itupeva, além do Hospital e do Pronto Socorro Infantil (anexo ao Hospital e inaugurado em 2014), conta com 12 UBSs, Centro de Atendimento Odontológico, Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) e os Centro de Especialidades e de Referência da Mulher e Centro de Diagnóstico e Imagens, inaugurados em 2016. Também está sendo construída uma Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24, que deve ser finalizada ainda esse ano, na região Central da Cidade e que vai ajudar bastante no atendimento de urgência e emergência".

O secretário destaca ainda que, em média, só 8% dos pacientes são enviados para o São Vicente, pois o hospital é a referência para atendimentos da região, recebe verba, por meio da Central de Regulação de Oferta de Serviço de Saúde (CROSS), criada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que compreende a regulação como uma grande ferramenta de gestão do sistema de Saúde Pública, para o atendimento de todas as cidades da região,

Estrutura da cidade

Itupeva conta com uma estrutura preparada para oferecer à população atendimentos em diversos níveis, desde o acolhimento na rede básica, com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Programa de Saúde da Família (PSF); até os atendimentos de urgência e emergência, partos e procedimentos de baixa e média complexidade, no Hospital Municipal; passando por atendimentos em diversas especialidades e realização de exames, como o de mamografia, no Centro de Especialidades e Referência da Mulher e no Centro de Diagnóstico e Imagem.
A secretaria de Saúde destaca ainda que o investimento no setor na cidade chega, em média, a 22% do orçamento, acima do exigido pela lei, que é de 15%, e que isso tem refletido na melhoria dos serviços, além do aumento de opções de atendimento.









Urgência e Emergência 

O atendimento emergencial na cidade é realizado no Hospital Municipal, que conta com cinco clínicos (três durante o dia e dois durante a noite), além de atendimento com ginecologista, ortopedista, fisioterapeuta e fonoaudiólogoTambém foi implantado um centro cirúrgico para realizações de cirurgias eletivas de baixa e média complexidade como: colecistectomia, hérnia, vasculares, urológicas, gástricas, entre outras. 

O hospital também recebeu ampliações e reformas. O laboratório, o necrotério, o refeitório e a cozinha passaram a ocupar espaços mais amplose também foi criada uma sala exclusiva para o atendimento de ortopedia. As gestantes também foram beneficiadas, com uma sala própria para o atendimento e a implantação do parto humanizado, com ações que se baseiam nas diretrizes da Rede Cegonha, estratégia do Ministério da Saúde que visa garantir atenção humanizada durante o pré-natal, parto e puerpério, até os 2 anos de idade da criança. O hospital também conta equipamentos para realização de exames, como Raio-X digital e ultrassom. Chega a atender cerca de 500 pessoas por dia. 

Já o atendimento pediátrico é realizado pelo Pronto Socorro Infantil (PSI), que conta com quatro pediatras (dois de dia e dois à noite), atendendo 24h. O PSI conta com três consultórios, entrada exclusiva para atendimento de emergência e estabilização, sala de medicação, sala de inalação, posto de enfermagem, ala de observação, brinquedoteca para as crianças, fraldário e banheiros adaptados, 6 leitos de observação e 8 leitos de internação pediátrica, além da realização de cirurgia pediátrica eletiva. Atende, em média, 200 crianças por dia. 

Uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h também está sendo construída na região Central da cidade e deve ser finalizada entre o fim desse ano e início do próximo. Esse novo serviço vai atender os casos de urgência e emergência e, com isso, melhorar bastante o fluxo de atendimento no hospital.  


Rede Básica 



Itupeva conta com 12 unidades de atendimento da rede básica, entre UBS e PSF. Nesses postos de atendimento são oferecidas consultas com clínico geral, ginecologista e pediatra, além de tratamento odontológico (em algumas unidades) e farmácia para retirada de medicamentos, fornecidos pela rede gratuitamente (mediante apresentação de receita)O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para hospitais. 

Várias unidades foram reformadas e ampliadas na cidade, como a UBS Santa Fé e a UBS Guacuri e no Vila São João uma unidade nova foi inaugurada. Dois bairros também vão ganhar uma unidade, o  Parque das Hortênsias e o Monte Serrat e as obras já foram iniciadas. Além disso, o número de profissionais foi ampliado, inclusive com médicos que vieram para o município pelo Programa Mais Médicos, do Governo Federal, o que possibilitou que unidades como a do bairro do Quilombo, aumentasse os dias de atendimentos em sua unidade.  







Especialidades e Exames 



Recentemente, Itupeva adquiriu um mamógrafo digital e, com a inauguração do Centro de Diagnóstico e Imagem, passou a realizar o exame, que antes era feito em Jundiaí. O objetivo é zerar a fila de espera. No local ainda são realizados os exames de eletrocardiograma, Raio-x, ultrassonografia e ecocardiograma, além de atendimento em ortopedia.  
Já o Centro de Especialidades e de Referência da Mulher é dedicado à mulher e também ao atendimento de especialidades como obstetrícia, oftalmologia, urologia, geriatria, dermatologia, cardiologia, pneumologia, reumatologia, neurologia, gastrenterologia, otorrinolaringologia e endocrinologia.  

População comenta sobre os serviços 


"Gostei do espaço, está muito bom. O atendimento é ótimo, a doutora é super atenciosa, brinca e nos faz se sentir bem durante o atendimento, é a primeira vez que venho nessa UBS (Santa Fé) e está aprovada. Antes eu morava na Vila são João e passava na UBS de lá, que também é muito boa" - Laura Julieta, do Portal Santa Fé. 





"A reforma na UBS (Santa Fé) foi muito boa, agora temos mais espaço, é mais organizado. Achei muito interessante as agentes de saúde que antes não tinha, elas são atenciosas, vão até nossas casas para acompanhar nossa saúde, saber como estamos, nos orientar sobre o que devemos fazer, acho ótimo esse serviço, a atenção e carinho delas para conversar é ótimo" - Maria Aparecida do Nascimento, do Portal Santa Fé. 



"Eu gostei muito do Centro de Diagnóstico, está muito bom, antes era muita gente junto, agora ficou muito bom. Fiz exames das vistas e operei, foi ótimo. Hoje minha esposa veio fazer o eletro e o agendamento foi rápido. Nós passamos com o cardiologista no Centro de Especialidades e lá está muito bom também. O Pronto Socorro Infantil também é muito bom, já levei meu neto lá e teve um ótimo atendimento" - Gumercindo da Silva, da Vila São João. 



"Aprovei as melhorias (do Centro de Diagnóstico), o atendimento está ótimo, não demora. Ficou mais organizado, a gente já sabe onde é o local certo de cada serviço, especialistas, diagnóstico... O serviço está muito bom" - Katia Cristina, do Quilombo. 



"Acabei de fazer o raio-x, o atendimento é 100%, o que eu precisava resolver foi resolvido rápido. Os funcionários nos recebem muito bem e nos tratam bem, não tenho do que reclamar, o serviço está de parabéns" - Amarildo, do Santa Elisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad